JBS e Ital anunciam centro de inovação e desenvolvimento em colágeno

453

São Paulo, 12 de julho de 2024 – A JBS informa que assinou na última sexta-feira (5), acordo de parceria de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e compartilhamento de área com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA), para a criação do Centro de Inovação e Desenvolvimento em Colágeno”, focado em alimentos e bebidas.

A assinatura foi realizada pela JBS Novos Negócios, por meio das marcas Novapron+, produtora de colágeno funcional para aplicação em alimentos, e Genu-in, especializada em peptídeos de colágeno e gelatina. Uma das instituições líderes em ciência aplicada na América Latina, o Ital exerce papel central em inovação em alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, enquanto a JBS Novos Negócios mira o desenvolvimento de soluções e inovações que utilizem o colágeno como principal ingrediente.

Em construção nas dependências do Ital, em Campinas (SP), o novo centro de pesquisa está aberto para a realização de projetos de desenvolvimento, inovação e criações para alimentos, bebidas e embalagens. Ao menos dez cientistas e pesquisadores estarão envolvidos na condução dos estudos no espaço, que será inaugurado até o fim deste ano.

Com atuação no mercado B2B, a Novapron+ e a Genu-in utilizam subprodutos da cadeia bovina para a produção de colágeno, reforçando o conceito de economia circular no ecossistema de geração de valor da JBS.

“Com a implantação da nossa planta-piloto nas instalações do Ital, estaremos no centro da tecnologia e inovação, agregando valor em toda a cadeia de produção, um passo importante para a JBS e para a categoria de colágeno”, comenta Walter Lene, diretor geral da Novapron+. “Unir a expertise das nossas marcas, que são referência no setor, com todo o know-how do Ital é uma grande oportunidade para o desenvolvimento da categoria de colágeno, proporcionando muita inovação para melhorar ainda mais a vida das pessoas”, complementa Vivian Zague, diretora de pesquisa, saúde e nutrição da Genu-in.

“Temos investido em inovação aberta nos últimos três anos, como o Tropical Food Innovation Lab e o AptaHub Taquaral, e estamos confiantes no sucesso de mais essa iniciativa pioneira”, ressalta a pesquisadora responsável pelo plano de trabalho, Gisele Camargo, diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital. “É uma grande oportunidade e um desafio inovar. Sempre lembramos que o que nos trouxe até aqui não é o que nos levará para o futuro. Temos que pensar diferente e esse acordo é um grande exemplo”, completa a diretora geral do Instituto, Eloísa Garcia.

As informações partem da JBS.

Cynara Escobar / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA