Porto Alegre, 14 de dezembro de 2023 – Em um painel na COP, a JBS ressaltou a necessidade de investimentos público-privados para melhorar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou uma base de dados comum para rastreabilidade na cadeia. A diretora de Sustentabilidade, Liège Correia, enfatizou a importância de investimentos privados no setor público para acelerar a regularização das propriedades rurais e a rastreabilidade animal.
Correia comparou a rastreabilidade animal ao segundo andar de uma casa, destacando a necessidade de priorizar a regularização fundiária. Ela defendeu uma base de dados nacional para a pecuária, acessível a todos, visando unificar critérios.
Raoni Rajão, do Ministério do Meio Ambiente, apontou 2024 como o ano do CAR, buscando ampliar incentivos aos produtores. Luiza Bruscato, da Mesa Brasil da Pecuária Sustentável, destacou a importância de comunicar aos produtores os benefícios de práticas sustentáveis.
A JBS tem apoiado produtores na adoção de práticas regenerativas, oferecendo financiamento para identificação de animais e promovendo boas práticas. Por meio dos Escritórios Verdes, a empresa auxiliou na regularização de 19 mil produtores e na recuperação florestal de dois mil hectares. As informações são da assessoria de imprensa da JBS.
Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!