Porto Alegre, 15 de março de 2023 – O Banco do Japão (BoJ) divulgou ontem (14) a ata da reunião dos dias 17 e 18 de janeiro. Os membros do banco decidiram manter a política ultraflexível de taxas de juros a -0,1% ao ano. Os dirigentes apontam que a situação econômica mundial está em compasso de espera.
“No que diz respeito a outras economias que não a China, as restrições do lado da oferta continuaram a diminuir e isso sustentou atividades de produção, principalmente para automóveis e bens de capital”, afirma a nota.
“Já sobre as economias estrangeiras por região, a economia dos Estados Unidos manteve uma tendência de desaceleração, refletindo os aumentos de preços e a continuação da política de taxa de juros aumentos da Reserva Federal, embora se tenha verificado firmeza no consumo privado”.
“Economias europeias recuperaram moderadamente, mas desacelerações foram observadas uma vez que estas economias continuaram a ser afetadas pela situação em torno da Ucrânia. O consumo privado havia sofrido uma desaceleração com os efeitos da retomada da atividade econômica atingiu o pico e como um aumento na inflação e aumentos nas taxas de juros pelo Banco Central Europeu Banco (BCE)”.
Já sobre a economia japonesa, “apesar de ser afetada por fatores como a alta dos preços das commodities, havia aumentado à medida que a retomada da atividade econômica avançava, enquanto a saúde pública foi protegida da Covid-19. Em relação às perspectivas, a economia provavelmente se recuperaria, com o impacto da Covid-19 e as restrições do lado da oferta diminuindo, embora fosse esperado uma pressão para baixo decorrente de preços elevados de commodities e desaceleração em economias de outros países”.
O consumo japonês vem experimento um período de aumento, “embora com flutuações que resultaram principalmente às condições climáticas, o consumo de bens duradouros aumentou moderadamente, principalmente devido à diminuição das restrições do lado da oferta. O consumo de bens não duráveis teve aumentou, principalmente para roupas. O consumo de serviços aumentou, sustentado pelo programa de descontos em viagens domésticas do governo”.
O nível de emprego melhorou também no mercado de trabalho japonês, “principalmente na área médica, de saúde e bem-estar, e a indústria de serviços, bem como a indústria de informação e comunicação, ambas as quais tiveram enfrentou uma grave escassez de mão de obra”.
Por fim, o BoJ manterá o guideline de política monetária ultraflexível, “O Banco aplicará uma taxa de juro negativa de menos 0,1 por cento à taxa de referência aos saldos em contas correntes mantidas por instituições financeiras no Banco”. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA