Porto Alegre, 31 de janeiro de 2025 – O mercado doméstico de trigo teve um mês de janeiro com negociações limitadas pelo amplo spread entre as pontas de compra e venda. Segundo o analista de Safras & Mercado, Elcio Bento, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira foi reportado negócio a R$ 1.280/tonelada no FOB da região das Missões.
“Os moinhos do estado alegam não possuir espaço para novas compras antes do final da primeira quinzena de março. O interesse está voltado apenas para retiradas entre abril e maio, mas os preços ofertados não estão em linha com as pedidas dos vendedores”, disse.
Conforme o analista, os agentes de mercado relatam que a comercialização da safra gaúcha chega a 71% dos 3,950 milhões de toneladas colhidas. Para exportação, foram destinadas 1,650 milhão de toneladas (800 mil toneladas de trigo milling e 850 mil toneladas de feed). Moinhos de outras unidades federativas adquiriram 420 mil toneladas, a indústria de sementes comprou 170 mil toneladas, e a de ração (nacional) ficou com outras 70 mil toneladas. Os moinhos gaúchos adquiriram 480 mil toneladas.
A estimativa de moagem local é de 1,900 milhão de toneladas. “Para atingir esse número, os moinhos locais ainda precisarão comprar 1,420 milhão de toneladas. O saldo remanescente de grãos no estado é de 1,160 milhão de toneladas, o que deixa claro que, mesmo sem novas vendas para fora do estado, haverá necessidade de importar 260 mil toneladas. Sem essa importação, a moagem terá que ser reduzida em relação às estimativas”, analisou.
Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA