Porto Alegre, 8 de abril – A produção global de açúcar deve diminuir significativamente em 2024/25 (outubro/setembro) e não há expectativa de crescimento de longo prazo, de acordo com a Organização Internacional de Açúcar (OIA/ISO).
Em apresentação no Cana Summit, evento realizado pela ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) em Brasília, o diretor-executivo da OIA, Jose Orive, destacou que a produção mundial deve cair 5,8 milhões de toneladas em 2024/25, ou 3,2%, para 175,5 milhões de toneladas, contra as 181,3 milhões de 2023/24. O mercado mundial de açúcar está exposto a eventos climáticos adversos no Brasil e a novas reduções na produção indiana. A produção média foi de 174,6 milhões de toneladas desde 2017/18.
“A capacidade de produção estagnou, parcialmente devido às condições climáticas desfavoráveis e às perspectivas incertas do setor a longo prazo. O fator principal da queda na produção global de açúcar são os declínios no Subcontinente Indiano e na América do Sul, que superam os ganhos em outros lugares ao redor do globo. A Índia vai ter em 2025 o pior resultado produtivo dos últimos cinco anos”, disse Orive.
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA