Porto Alegre, 29 de novembro de 2023 – Em outubro de 2023, os preços da indústria variaram 1,11% frente a setembro, terceiro resultado positivo seguido. Nessa comparação, 14 das 24 atividades industriais tiveram aumento de preços. O acumulado no ano (-4,43%) foi o menor já registrado para um mês de outubro desde o início da série histórica, em 2014. O acumulado em 12 meses ficou em -6,13%. Em outubro de 2022, o IPP havia sido -0,86%.
O Índice de Preços ao Produtor (IPP) das Indústrias Extrativas e de Transformação mede os preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes, e abrange as grandes categorias econômicas.
Alimentos – Pelo segundo mês seguido os preços do setor variaram positivamente. Em outubro a variação foi de 2,00%, enquanto em setembro havia sido de 0,40%. O dado de outubro é o maior desde julho de 2022, 2,77%.
Com esse resultado, o acumulado no ano ficou em -3,87%. Já no acumulado em 12 meses o resultado foi de -4,26%, dando sequência a uma série de resultados negativos cada vez menos intensos desde julho de 2023 (-10,94%).
O destaque dado ao setor se deve ao fato de, além de ser aquele de maior peso atual (24,30%) no cálculo da IG, ter sido, em módulo, a quarta maior variação (positiva, no caso) de preços entre todos os setores pesquisados, e, em termos de influência, a primeira no M/M-1 (0,48 p.p., em 1,11%) e a terceira tanto no acumulado no ano (-0,94 p.p., em -4,43%) quanto no acumulado em 12 meses (-1,02 p.p., em -6.13%).
Os três produtos que mais se destacaram, tanto em termos de influência como de variação, foram “carnes de bovinos frescas ou refrigeradas”, “carnes e miudezas de aves congeladas” e “açúcar VHP (very high polarization)”. O quarto produto, em termos de influência, é “arroz semibranqueado ou branqueado, mesmo polido ou brunido”. Esses quatro, todos com variação positiva de preços, responderam por 2,08 p.p. da variação de 2,00%, o que quer dizer que -0,08 p.p. é a influência líquida dos demais 39 produtos selecionados.
As informações são do IBGE.
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Revisão: Rodrigo Ramos / Agência SAFRAS
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