Início de semana deve ter poucas chuvas na maior parte do Brasil – Rural Clima

931

Porto Alegre, 12 de setembro de 2022 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, um sistema de baixa pressão abaixa as temperaturas no Sul do país no começo da semana e causa algumas pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Estas, porém, não terão grande volume, apesar de trazerem umidade o suficiente para beneficiar, principalmente, as lavouras de trigo. As chuvas devem se restringir ao leste da região, não atingindo o interior.

O Sudeste do Brasil deve ter um início de semana com poucas chuvas registradas. A semana do dia 19, porém, deverá marcar o retorno destas precipitações generalizadas, com bons volumes e maior intensidade, com exceção da região norte de Minas Gerais. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, as chuvas podem atrapalhar o andamento da colheita da cana, bem como o pouco restante do café.

O clima da semana no Centro-Oeste deve ter tempo seco até início da semana que vem, momento em que as chuvas tendem a voltar gradativamente ao longo do restante do mês. Com o fim do vazio sanitário, algumas regiões já deverão iniciar os trabalhos de plantio da nova safra.

O Norte do brasil, deve começar a sofrer com chuvas generalizadas a partir da semana que vem. Amazonas, Acre, Pará, Roraima e Amapá serão os principais estados atingidos. As precipitações deverão auxiliar na manutenção dos níveis de umidade do solo, beneficiando as lavouras em desenvolvimento e o início das atividades de plantio da nova safra de soja.

Chuvas intensas seguirão no litoral nordestino. O começo da primavera, porém, marca o início de chuvas mais volumosas e com possibilidade de atingir o interior da região. No Mapitoba, o tempo deve seguir aberto, com algumas chuvas pontuais e de baixa intensidade ocorrendo ao longo dos próximos dias. Apesar disso, as precipitações ganham regularização e volumes significativos somente a partir da segunda quinzena de outubro

As chuvas retornam gradativamente ao Paraguai. O cenário chama a atenção para o início das atividades de plantio da nova safra de soja em algumas regiões. A meteorologista Ludmila Camparotto, porém, alerta que “fiquem bastante atentos pois estas primeiras chuvas tendem a ocorrer de maneira muito irregular”.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA