Porto Alegre, 17 de agosto de 2022 – O índice de preços ao consumidor e ao produtor do Reino Unido subiram em julho. Veja mais detalhes a seguir.
O índice de preços ao consumidor (IPC) do Reino Unido subiu 10,1% em julho em relação ao mesmo mês de 2021, após a alta de 9,4% registrada em junho, segundo informações do escritório nacional de estatísticas do país.
Em base mensal, os preços ao consumidor subiram 0,6% em julho de 2022, em comparação com nenhuma mudança em julho de 2021.
O índice de preços ao consumidor somado aos custos de manutenção da casa (CPIH), uma medida mais ampla da inflação, avançou 8,8% nos 12 meses até julho de 2022, acima dos 8,2% em junho.
As maiores contribuições para a alta vieram de habitação e serviços domésticos (principalmente eletricidade, gás e outros combustíveis e despesas de habitação dos ocupantes proprietários), transportes (principalmente combustíveis), alimentação e bebidas não alcoólicas.
Índice de preços ao produtor do Reino Unido sobe 22,6% em julho em base anual
O índice de preços ao produtor do Reino Unido subiu 22,6% nos 12 meses até julho, segundo dados do escritório nacional de estatísticas. Em junho, o índice registrou alta recorde de 24,1% em base anual.
O índice de preços de insumos subiu 0,1% em julho de 2022, menos que os 1,8% registrados em junho deste ano. A taxa mensal desacelerou pelo quarto mês consecutivo após um recorde de 5,0% em março de 2022.
Já os preços do produtor no portão da fábrica (producer output) subiram 17,1% em julho em base anual, acima dos 16,4% no ano até junho de 2022; esta é a taxa mais alta desde agosto de 1977.
Metais e minerais não-metálicos e produtos alimentícios forneceram as maiores contribuições de alta para as taxas anuais de inflação de insumos e produtos, respectivamente.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram e Twitter e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA