Porto Alegre, 10 de novembro de 2022 – O índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,4% em outubro na comparação com o mês anterior, já descontados os fatores sazonais, segundo dados do Departamento de Trabalho do país. Analistas previam alta de 0,6%.
Em setembro, o índice subiu 0,4% em comparação com o mês anterior. Nos 12 meses até outubro, o índice de preços ao consumidor subiu 7,7%. O mercado previa alta de 7,9% em base anual.
Na comparação mensal, o núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia, subiu 0,3% em outubro, após a alta de 0,6% em setembro. Nos 12 meses encerrados em outubro, o núcleo do índice de preços ao consumidor subiu 6,3%.
O índice de preços de energia subiu 1,8% em outubro na comparação mensal, após a queda de 2,1% em setembro. O índice de preços de alimentos subiu 0,6% em outubro, após subir 0,8% em setembro. Em 12 meses até outubro, o subíndice de preços de energia avançou 17,6%, enquanto o de alimentos cresceu 10,9%.
SEGURO-DESEMPREGO
O número de novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos aumentou em 7 mil solicitações na semana encerrada em 5 de novembro, totalizando 225 mil, após ter alcançado 218 mil na semana anterior, segundo estatísticas do Departamento do Trabalho ajustadas por fatores sazonais.
Os analistas previam 220 mil pedidos. Uma queda nos pedidos sugere que menos pessoas estão sem trabalho, enquanto uma alta indica o contrário. A média móvel dos pedidos de seguro-desemprego feitos nas últimas quatro semanas, um indicador menos volátil, caiu em 250, para 218.750 pedidos.
O número total de pessoas que estavam recebendo seguro-desemprego do governo norte-americano na semana encerrada em 29 de outubro subiu em 6 mil, para 1,493 milhão. A média móvel de quatro semanas do número de pessoas que seguem recebendo seguro-desemprego cresceu em 32.250 para 1.450.250. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA