Porto Alegre, 22 de março de 2024 – A inflação do Japão subiu 2,8% em fevereiro em base anual, de acordo com informações do departamento de estatísticas do país. O índice ficou 0,6% acima do registrado em janeiro. A previsão do mercado era de estabilidade em base mensal.
Já na área da capital japonesa Tóquio, o índice de preços ao consumidor de fevereiro ficou em 2,5%, acima dos 1,8% registrados em janeiro.
Excluindo alimentos e energia, o índice de inflação do Japão teve alta de 3,2%. Os itens que mais contribuíram para o aumento dos preços foram o de alimentos, com 4,8%; e de habitação, com 0,6% de alta. Os que apresentaram maior queda foi a eletricidade, com queda de 2,5% (bem menor que a queda de 21% registrada em janeiro).
“O novo salto da inflação global em fevereiro deixa a porta aberta para outro aumento das taxas por parte do Banco do Japão, mas com a inflação subjacente se moderando, os argumentos a favor de uma política mais restritiva estão enfraquecendo. O salto da inflação de 2,2% para 2,8% deveu-se em grande parte aos efeitos de base do lançamento dos subsídios energéticos em fevereiro de 2023”, afirma Marcel Thielant, chefe de economia da Ásia-Pacífico da Capital Economics.
As informações são da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência Safras
Copyright 2024 – Grupo CMA