São Paulo, 19 de abril de 2024 – A inflação do Japão subiu 2,7% em março em base anual, de acordo com informações do departamento de estatísticas do país. O índice ficou 0,1% abaixo do registrado em fevereiro. O indicador veio dentro do esperado pelo mercado.
Já na área da capital japonesa Tóquio, o índice de preços ao consumidor de fevereiro ficou em 2,6%, acima dos 2,5% registrados em fevereiro.
Excluindo alimentos e energia, o índice de inflação do Japão teve alta de 2,9%. Os itens que mais contribuíram para o aumento dos preços foram o de alimentos, com 4,8%; e de habitação, com 0,2% de alta. Os que apresentaram maior queda foi a eletricidade, com queda de 0,6% (bem menor que a queda de 1,7% registrada em fevereiro).
“A inflação desacelerou em março, mas as pressões inflacionárias subjacentes ainda estão presentes. A pausa do BoJ em sua reunião da próxima semana é amplamente esperada, mas os mercados prestarão mais atenção ao relatório de perspectivas trimestrais do BoJ”, afirma Min Joo Kang, economista sênior para a Coreia do Sul e Japão da ING.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA