Porto Alegre, 19 de agosto de 2022 – O índice de preços ao consumidor do Japão subiu 2,6% em julho, em base anual. Os dados foram divulgados pelo departamento de estatísticas. Em maio, o índice havia registrado uma alta de 2,4%.
Apesar da inflação crescente, o Banco do Japão (BoJ) disse que continuaria sua política monetária mais flexível porque o aumento do índice se deve principalmente a fatores temporários, incluindo o aumento dos preços da energia e matéria-prima. É a maior alta desde 2008.
Leia também: Índice de preços ao produtor da Alemanha sobe 5,3% em julho ante junho
A inflação no Japão, de acordo com analistas de mercado, historicamente é baixa, o que faz o BoJ manter as taxas de juros bastante baixas ou negativas. Ainda assim, a inflação de julho deste ano é maior do que a meta estabelecida pelo banco, que é de 2% ao ano.
De acordo com o departamento de estatísticas, o índice de preços ao consumidor excluindo os fatores energia e alimentação, ficou em 1,2% em julho, acima do 1% registrado no mês anterior. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA