São Paulo, 24 de maio de 2024 – A inflação do Japão subiu 2,5% em abril em base anual, de acordo com informações do departamento de estatísticas do país. O índice ficou 0,2% abaixo do registrado em março. A previsão do mercado era de alta de 2,2%.
Já na área da capital japonesa Tóquio, o índice de preços ao consumidor de fevereiro ficou em 1,8%, abaixo dos 2,6% registrados em março.
Excluindo alimentos e energia, o índice de inflação do Japão teve alta de 2,4%. Os itens que mais contribuíram para o aumento dos preços foram o de alimentos, com 4,8%; de habitação, com 0,6%, e de energia, com alta de 0,1%. Os que apresentaram maior queda foram os serviços médicos, com queda de 0,8%, e de educação, com queda de 0,9%.
“Em termos ajustados sazonalmente, os preços ao consumidor, excluindo alimentos frescos e energia, se mantiveram estáveis por dois meses consecutivos. Isso significa que não vai demorar muito para que a inflação, excluindo alimentos frescos e energia, caia abaixo da meta de 2% do Banco do Japão. Embora ainda esperemos que o Banco faça um último aumento de taxa em sua reunião de julho, estamos cada vez mais confiantes de que o Banco não conseguirá apertar a política monetária muito mais”, afirma Marcel Thielant, chefe de economia da Ásia-Pacífico da Capital Economics.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA