São Paulo, 22 de novembro de 2024 – A inflação do Japão subiu 2,3% em outubro em base anual, de acordo com informações do departamento de estatísticas do país. O índice ficou 0,2% abaixo dos 2,5% registrados em setembro.
Já na área da capital japonesa Tóquio, o índice de preços ao consumidor de setembro ficou em 1,8%, abaixo dos 2,1% registrados em setembro.
Excluindo alimentos e energia, o índice de inflação do Japão teve alta de 2,3%. Os itens que mais contribuíram para o aumento dos preços foram o de alimentos, com 3,5%; de habitação, com 0,8%, e de energia, com alta de 2,3%.
“O fortalecimento renovado da inflação subjacente, combinado com a recente recuperação dos gastos dos consumidores e o enfraquecimento renovado do iene, reforça o argumento para um novo aumento na taxa de juros pelo Banco do Japão (BoJ) no próximo mês. Embora já estivéssemos prevendo esse aumento, as expectativas do mercado para um ajuste em dezembro subiram de praticamente 0% há algumas semanas para 60% agora”, afirma Marcel Thielant, chefe de economia da Ásia-Pacífico da Capital Economics.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA