Porto Alegre, 22 de junho de 2022 – O índice de preços ao consumidor do Japão ficou em 2,4% em junho, em base anual. Os dados foram divulgados pelo departamento de estatísticas. Em relação a maio, o aumento foi de 0,1%.
A inflação no Japão está mostrando tendência de alta à medida que os preços globais do petróleo estabilizam e os consumidores resistem aos aumentos de preços.
Mais ainda, o iene vem perdendo força ante o dólar e os importadores podem repassar a diferença de seus custos aos consumidores. Os mercados de petróleo e commodities continuam em período de volatilidade com a guerra na Ucrânia e o Japão precisou mudar de fornecedor de energia ao deixar de comprar gás da Rússia.
O Banco do Japão (BoJ) também vê a inflação como um fenômeno temporário causado em grande parte pelo aumento dos preços da energia. O banco central persistiu em manter as taxas de juros próximas de zero mesmo após a inflação ter subido acima de sua meta de 2% e outros bancos centrais globais aumentaram as taxas acentuadamente. As informações são da Agência CMA.
Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA