Índice de preços ao consumidor da China sobe 1,6% em novembro em base anual

553

Porto Alegre, 9 de dezembro de 2022 – O índice de preços ao consumidor da China subiu 1,6% em novembro na comparação com igual período de 2021, segundo dados do departamento de estatísticas do país. Em outubro, o índice havia subido 2,1% em base anual. A expectativa do mercado era de uma alta de 1,5%.

O índice vem caindo mês a mês. Em base mensal, a inflação caiu 0,2% em novembro. A previsão do mercado era de alta de 0,1%.

Entre os itens que mais contribuíram para a alta, estão os alimentos, que subiram 3,7%; os da gasolina subiram 11,4%; os do diesel, 12,3% e o do gás de cozinha, 4,6%.

“A inflação dos preços ao consumidor caiu para o nível mais baixo em oito meses em novembro. A mudança de Covid-zero pode exercer alguma pressão ascendente sobre os preços daqui para frente. Mas parece improvável que a China experimente o aumento da inflação visto em outros países quando eles abriram e duvidamos que a inflação se torne uma grande restrição política”, diz o economista sênior para a China da Capital Economics, Julian Evans-Pritchard. Com informações da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA