Porto Alegre, 30 de maio de 2022 – O índice de preços ao consumidor da Alemanha subiu 7,9% em maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e 0,9% em relação a abril, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas (Destatis). É a maior inflação registrada desde 1973, segundo o escritório.
Os preços de energia (que incluem eletricidade e combustíveis) avançaram 38,3% em maio em base anual. Os preços de alimentos subiram 11,1%. Já os preços dos serviços cresceram 2,9% em maio.
“Os preços da energia, em particular, aumentaram consideravelmente desde o início da guerra na Ucrânia e tiveram um impacto considerável na alta taxa de inflação. Os aumentos de preços acentuados no processo econômico têm um efeito ascendente sobre os preços. Outro fator são as interrupções nas cadeias de suprimentos causadas pela pandemia de Covid-19. Uma taxa de inflação semelhante à de maio de 2022 foi registrada pela última vez na Alemanha no inverno de 1973/1974, quando os preços do óleo mineral também aumentaram acentuadamente, como consequência da primeira crise do petróleo”, informou a Destatis em um comunicado. Com informações da Agência CMA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA