Índice de preços ao consumidor da Alemanha sobe 3,2% em novembro em base anual em leitura revisada

703
Alemanha

Porto Alegre, 8 de dezembro de 2023 – O índice de preços ao consumidor da Alemanha (CPI, na sigla em inglês) teve alta de 3,2% em novembro em base anual e teve queda de 0,4% em relação ao mês anterior, de acordo com dados revisados divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas (Destatis). Os dados vieram dentro da previsão dos analistas.

Já o índice de preços ao consumidor harmonizado (HICP, na sigla em inglês), que leva em consideração os critérios da União Europeia (UE), subiu 2,3% em novembro em base anual e caiu 0,7% ante o mês anterior. Segundo o Destatis, este é o nível mais baixo da inflação desde junho de 2021.

A taxa de inflação enfraqueceu pelo quinto mês consecutivo, afirma Ruth Brand, presidente do Destatis, e acrescenta: Em outubro e novembro de 2023, muitos produtos do setor de energia, em particular, estavam mais baratos do que no ano anterior. A situação dos preços relaxou visivelmente aqui. A inflação anual dos alimentos também continuou a enfraquecer, mas ainda está bem acima da inflação geral.

Os preços do setor de energia caíram 4,5% em novembro em base anual; os dos alimentos subiram 5,5%; e os de bens em geral subiram 3%. O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, subiu 3,8% em novembro em base anual. Com informações da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA