Porto Alegre, 8 de agosto de 2023 – O novo levantamento realizado pelo Imea, em julho/23, apontou a manutenção das estimativas para a safra 2023/24 de soja em Mato Grosso. Os preços futuros praticados no estado têm permanecido próximo do ponto de equilíbrio para a temporada, o que tem resultado em atrasos na venda da soja em grão e na aquisição de insumos para a safra (ritmo esse o menor dos últimos cinco anos).
Diante disso, a estimativa de área foi mantida em 12,22 milhões de hectares. Já para o comparativo anual há incremento de 0,82%. Vale ressaltar que essa expectativa de avanço está menor do que foi observado nos últimos anos, reflexo da desvalorização do grão e dos seus subprodutos neste ano, o que está desmotivando maiores investimentos no aumento da área no estado até o momento.
Em relação ao rendimento da soja, com menos de 45 dias para o início da semeadura em Mato Grosso, os olhares dos produtores estão voltados, principalmente, para o clima nos próximos meses. Segundo os dados do NOAA, em setembro/23 as chuvas em Mato Grosso poderão ficar dentro da média histórica, no entanto, para outubro/23 o cenário tende a piorar, com o estado apresentando precipitações abaixo da média.
Diante das incertezas quanto a safra e com indicadores importantes em aberto, a projeção da produtividade permanece em 59,70 sacas/hectare, indicando um recuo inicial de 4,17% em relação ao rendimento da safra 2022/23. Com a manutenção da área e da produtividade, a produção da safra 2023/24 ficou prevista em 43,78 milhões de toneladas, queda de 3,39% ante a safra passada.
As informações constam no boletim de Oferta e Demanda do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Rodrigo Ramos / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA