Porto Alegre, 14 de março de 2024 – A Guararapes Confecções S.A. (B3: GUAR3), controladora da rede varejista Lojas Riachuelo, divulga seus resultados operacionais referentes ao quarto trimestre de 2023, que refletem a evolução e resiliência do seu ecossistema e o fortalecimento da sua plataforma de marcas, apresentando uma receita líquida consolidada de R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, e um lucro líquido de R$ 230 milhões versus R$ 102 milhões no ano anterior, uma evolução de mais de 120%.
Em 2023, a companhia encerrou o ano com caixa superior a R$ 2,4 bilhões, demonstrando adequada liquidez frente às obrigações futuras do grupo. A geração de caixa foi de R$ 1,0 bilhão no ano, e contribuiu para a significativa redução da alavancagem, que atingiu 1,0x dívida líquida/EBITDA ao final do ano.
O EBITDA ajustado consolidado do 4T23 totalizou R$ 517,7 milhões, um aumento de 32,9% em relação ao 4T22, e reflete o crescimento em todos os segmentos – mercadorias, Midway financeira e Midway Mall. A margem EBITDA ajustada consolidada atingiu 19,0%, 4 p.p. maior que o mesmo trimestre do ano anterior. Em 2023, o EBTIDA consolidado ajustado cresceu 8,4% atingindo R$ 1 bilhão. E a margem EBITA consolidada foi de 11,7%, um aumento de 0,5 p.p. em relação a 2022.
No 4T23, a Guararapes apresentou crescimento das vendas em mesmas lojas (SSS) de 6,3%, impulsionado por maiores volumes. A margem bruta de mercadorias alcançou 50,6%, com destaque para a categoria de vestuário que atingiu 54,5%, o que demonstra uma importante retomada frente aos períodos anteriores. Essa evolução é resultado da adesão dos clientes às coleções lançadas no período, aliado ao trabalho de clusterização dos produtos por loja e maior eficiência na estratégia de precificação.
A Guararapes encerra o ano com nível de estoque de produto acabado mais adequado em termos de volume e qualidade, retornando o giro ao patamar similar ao período pré pandemia, com redução de 23 dias. Adicionalmente, a companhia segue trabalhando para aumentar o nível de reatividade da fábrica e extrair ainda mais vantagem da sua estrutura verticalizada, o que possibilitará a manutenção de níveis mais saudáveis de margem bruta para os próximos períodos.
Na Midway Financeira, apesar dos desafios do cenário macroeconômico, é possível observar uma evolução da rentabilidade e melhora dos indicadores de inadimplência, apresentando mais um trimestre de EBITDA positivo, que atingiu R$124 milhões, e lucro de R$49,5 milhões. Hoje, a Midway Financeira segue em busca de oportunidades na concessão de crédito sem deterioração do risco, com base em uma gestão orientada a dados e modelos.
Em linha com a sua estratégia de expansão, a Guararapes inaugurou 20 lojas durante o ano de 2023, sendo 14 Carter’s, 4 Riachuelo e 2 FANLAB. Dessa forma, a companhia encerrou o 4T23 com 411 lojas, estrategicamente distribuídas em todas as regiões do Brasil, das quais 332 são lojas da Riachuelo, 62 Carter’s, 12 Casa Riachuelo e 5 FANLAB. Além disso, possui também lojas no modelo store in store (SIS), sendo 13 Casa Riachuelo SIS e 2 Carter’s SIS.
As informações são da Abit.
Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência Safras
Copyright 2024 – Grupo CMA