Governo da Argentina autoriza aumento de 4% no preço da farinha de trigo

1684

     Porto Alegre, 6 de dezembro de 2022 – A secretaria de agricultura da Argentina autorizou um aumento de 4% no Fundo Estabilizador do Trigo Argentino (FETA) sem impostos para a farinha no final da moagem para este mês.

     No Diário Oficial da União, foi estabelecido que o reajuste de preços segue em linha com o reajuste acordado para produtos de consumo de massa e combustíveis até fevereiro. Além disso, a atualização de preços será mensal e o reajuste mínimo mensal é de 1%, de acordo com a média estudada do preço da tonelada, inflação e índice salarial.

     Em anexo, informa que deve ser aplicada uma taxa de custos logísticos por região de 3,5% para a cidade e província de Buenos Aires; 5,5% para Centro, Cuyo e Litoral; 7% para NEA e NOA; e 8% para a Patagônia.

     Assim, o saco de 25 quilos de farinha 000 passa a valer $ 1.592 e o de farinha 0000 custa $ 1.911. No caso da tonelada, foi fixada em $ 62.486 por 000 de farinha e em $ 75.006 por 0000; e para tapas e sêmola $ 81.247.

     “Para melhorar o impacto da ferramenta financeira tanto na estrutura de custos quanto no produto para o consumidor, é necessário aumentar a oferta de farinha com compensação no mercado e, da mesma forma, atualizar seus valores para que sejam consistentes com a evolução dos demais componentes do custo dos produtos derivados da farinha de trigo”, justifica o comunicado.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA