Porto Alegre, 5 de dezembro de 2022 – O G7 e a União Europeia decidiram, na última sexta-feira, estabelecer o teto de preço ao petróleo russo de US$ 60 por barril. O preço poderá ser ajustado a depender das condições econômicas e políticas mundiais.
“O G7 e todos os Estados-Membros da União Europeia tomaram uma decisão que afetará ainda mais as receitas da Rússia e reduzirá sua capacidade de travar uma guerra na Ucrânia. Também nos ajudará a estabilizar os preços globais da energia, beneficiando países em todo o mundo que atualmente enfrentam altos preços do petróleo, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O limite de preço será imposto para transportadores europeus que levem o petróleo russo a outros países, já que o bloco europeu proibiu a importação da commodity vinda da Rússia. “O teto de preço foi projetado especificamente para reduzir ainda mais as receitas da Rússia, mantendo os mercados globais de energia estáveis por meio de suprimentos contínuos. Ele também ajudará a combater a inflação e a manter os custos da energia estáveis numa altura em que os custos elevados em particular os elevados preços dos combustíveis são uma grande preocupação na União Europeia e em todo o mundo”, diz a nota da Comissão Europeia.
Esse preço-limite do petróleo bruto entra em vigor a partir de hoje e, para os produtos refinados, a partir de 5 de fevereiro de 2023.
“Com esta decisão hoje, cumprimos o compromisso dos líderes do G7 de impedir que a Rússia lucre com sua guerra de agressão contra a Ucrânia, de apoiar a estabilidade nos mercados globais de energia e de minimizar os efeitos econômicos negativos da guerra de agressão da Rússia, especialmente em países de baixa e média renda, que sentiram os impactos da guerra de Putin de forma desproporcional”, informa a nota oficial dos países do G7.
Para os membros do G7, a revisão do limite de preço levará em consideração a evolução do mercado de petróleo, impacto nos países-membros do G7 e da União Europeia, além da eficácia da medida em si. As informações são da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Yasmim Borges (yasmim.borges@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA