Porto Alegre, 21 de dezembro de 2021 – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta, com o WTI crescendo mais de 4% depois que os traders voltaram a apostar no risco, embora continuem a permanecer cautelosos em relação à variante Ômicron.
Os países da Europa estavam considerando novas restrições, à medida que a rápida variante Ômicron varre o mundo dias antes do Natal, lançando planos de viagem no caos e enervando os mercados financeiros.
As infecções por Ômicron estão se multiplicando rapidamente na Europa, Estados Unidos e Ásia, incluindo o Japão, onde um único aglomerado em uma base militar cresceu para pelo menos 180 casos.
Ainda assim, a Moderna Inc. disse ontem que uma dose de reforço de sua vacina contra covid-19 parece proteger contra a variante de acordo com testes de laboratório, proporcionando alguma esperança aos investidores.
“O cumprimento da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seu aliados com os cortes na produção de petróleo subiu para 117% em novembro de 116% um mês antes, duas fontes do grupo disseram à Reuters. Isso indica que apesar da extensão de produção deles, eles não estão conseguindo arcar com elas”, afirmam analistas do ING.
Nos Estados Unidos, os estoques de petróleo bruto devem ter caído pela quarta semana consecutiva, enquanto os estoques de destilados e gasolina provavelmente aumentaram na semana passada, uma pesquisa preliminar da Reuters mostrou.
Assim, o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para fevereiro subiu 4,08%, cotado a US$ 71,12 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para fevereiro avançou 3,69%, cotado a US$ 73,98 o barril.
As informações partem da Agência CMA.
Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2021 – Grupo CMA