Futuros do petróleo fecham sem direção comum devido a feriado e oferta futura ameaçada

131

    Porto Alegre, 04 de julho de 2022 – Os preços dos contratos futuros petróleo ficaram mistos, com o WTI em baixa devido ao menor número de negociações graças ao feriado de 4 de julho nos Estados Unidos.

    As preocupações com oferta apertada em meio à menor produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, a agitação na Líbia e as sanções à Rússia superaram os temores de uma recessão global, dando apoio para o Brent.

    “Há grandes problemas com a oferta no futuro, de modo que isso deve continuar a manter os preços do petróleo um pouco mais elevados em comparação com outras commodities”, afirma o analista da FX Empire, Christopher Lewis.

    A produção dos 10 membros da Opep em junho caiu 100 mil barris por dia (bpd) para 28,52 milhões de bpd, fora do aumento prometido de cerca de 275 mil bpd, mostrou uma pesquisa da Reuters.

    Os declínios na Nigéria e na Líbia compensam os aumentos da Arábia Saudita e outros grandes produtores, e a Líbia enfrenta mais interrupções no fornecimento devido à crescente agitação política, tornando ainda mais improvável a probabilidade de a Opep atingir suas novas cotas de produção aumentadas.

    As exportações da Líbia caíram para entre 365 mil bpd e 409 mil bpd, uma queda de cerca de 865 mil bpd em relação aos níveis normais, disse a National Oil Corp na semana passada.

    Em mais um golpe no fornecimento, uma greve planejada pelos trabalhadores noruegueses de petróleo e gás nesta semana poderia reduzir a produção de petróleo e condensado do país em 130 mil bpd.

    O preço do contrato do petróleo WTI com entrega para agosto e negociado em pregão eletrônico devido ao feriado norte-americano caía 0,22%, cotado a US$ 108,19 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para setembro avançou 1,67%, cotado a US$ 113,50 o barril.

     As informações partem da Agência CMA.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS  

Copyright 2022 – Grupo CMA