Futuros do petróleo fecham em queda refletindo payroll fraco e preocupações com demanda

426
PETROBRAS

São Paulo, 2 de agosto de 2024 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam em queda de mais de 3% nesta sexta-feira, refletindo a divulgação do payroll de junho, que trouxe a criação de 114 mil vagas de trabalho, ante previsão de 175 mil.

O resultado se soma a outros que indicam uma desaceleração da economia norte-americana, como o ISM do setor industrial, que caiu para 46,8 pontos em julho, e os pedidos de seguro-desemprego, que subiram em 14 mil, para 249 mil.

“O fraco crescimento econômico nas principais economias pode sufocar a demanda por petróleo, apesar do aumento das tensões no Oriente Médio, o que pode impactar o fornecimento”, disse a analista da Panmure Liberum, Ashley Kelty.

A queda na atividade industrial na China também inibiu os preços, aumentando as preocupações sobre o crescimento da demanda depois que os dados de junho mostraram que as importações e a atividade de refino estavam abaixo do nível do ano anterior.

Os preços chegaram a subir com o aumento das tensões no Oriente Médio ao longo da semana. “As tensões aumentaram no fim de semana com o ataque de foguetes do Hezbollah nas Colinas de Golã ocupadas por Israel. A resposta enfática de Israel veio logo depois – primeiro, com um ataque letal de drone em Beirute que matou o principal comandante militar do Hezbollah e depois com o assassinato do líder político do Hamas em solo iraniano”, afirma Joe Maher, economista assistente da Capital Economics.

“O petróleo foi inflado apenas por nervosismo extraordinário sobre a situação no Oriente Médio, mas aqui estamos, vários dias após um evento significativo”, disse John Kilduff, sócio da Again Capital em Nova York.

O mercado aguarda dados importantes vindos da China na próxima semana, como o saldo da balança comercial e os índices de preços ao consumidor e ao produtor, para terem mais informações a respeito da segunda maior economia do mundo.

O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para setembro caiu 3,47%, cotado a US$ 73,52 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para setembro caiu 3,23%, cotado a US$ 76,81 o barril.

Na semana, o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para setembro caiu 4,72%. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para outubro caiu 5,32%.

Vanessa Zampronho / Agência CMA

Copyright 2024 – Grupo CMA