Porto Alegre, 30 de maio de 2023 – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam a sessão em forte queda, com Brent e WTI perdendo mais de 4% no pregão, com as crescentes preocupações de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) volte a subir a taxa de juros na reunião de junho e a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) na próxima semana.
Apesar de alguns legisladores republicanos dizerem que podem se opor a um acordo para aumentar o teto da dívida nos Estados Unidos, os traders já precificaram que um acordo entre as partes está a caminho.
O relatório de empregos será analisado na próxima semana em busca de pistas sobre se o banco central aumentará as taxas de juros na próxima reunião, marcada para 13 e 14 de junho. Os mercados estão precificando uma alta de juros de 0,25 ponto percentual (pp) até julho, depois que
dados na semana passada mostraram que a inflação ao consumidor dos Estados Unidos acelerou em abril.
“Vimos os preços do petróleo recuarem novamente à medida que os investidores olham para o próximo estágio da saga do teto da dívida dos Estados Unidos e preocupações de que a inflação provavelmente atuará como um freio na demanda e na economia global em geral”, afirmam analistas do CMC Markets UK em nota.
O Comitê de Regras da Câmara deve analisar o projeto de lei de 99 páginas às 20h (de Brasília), antes das votações na Câmara, controlada pelos republicanos, e no Senado, controlado pelos democratas.
Enquanto isso, o prazo da dívida quase coincide com a reunião de 4 de junho da Opep e aliados, conhecidos como Opep+. Operadores estavam incertos sobre se o grupo aumentará os cortes de produção, já que uma queda nos preços pesa no mercado.
As incertezas vieram após o ministro da Energia da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Salman, alertar na semana passada os traders que apostam que os preços do petróleo cairão ao dizer para eles “tomar cuidado”, num possível sinal de que a Opep+ pode cortar a produção.
No entanto, comentários de autoridades petrolíferas russas e fontes, incluindo o vice-primeiro-ministro Alexander Novak, indicam que o terceiro maior produtor de petróleo do mundo está inclinado a deixar a produção inalterada.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para julho caiu 4,42%, cotado a US$ 69,46 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para julho regrediu 4,58%, cotado a US$ 73,54 o barril.
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Copyright 2023 – Grupo CMA