Futuros do petróleo fecham em alta com expectativa de oferta limitada

881

    Porto Alegre, 14 de abril de 2022 – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta na sessão antes do feriado, à medida que os traders avaliaram a possibilidade de uma proibição europeia às importações do combustível russo ao mesmo tempo que pesam o aumento maior do que o esperado nos estoques de petróleo dos Estados Unidos e a queda na atividade de refino na China.

   “Uma possível queda da demanda é uma grande preocupação, mas, neste momento, parece que o mercado está disposto a ignorar isso, pelo menos no curto prazo”, afirma o analista da FXEmpire, Christopher Lewis.

   Embora a União Europeia não tenha imposto uma proibição às importações de petróleo russo em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, o New York Times informou que autoridades do bloco estavam elaborando um embargo aos produtos petrolíferos russos.

   Isso ocorre quando as refinarias chinesas devem reduzir a produção de petróleo este mês em cerca de 6% – uma escala vista pela última vez nos primeiros dias da pandemia de covid-19 há dois anos – para aliviar os estoques de combustível abarrotados, já que os recentes bloqueios devido ao coronavírus reduzem o consumo, fontes do setor e analistas disseram.

   Apesar dos sinais de que a interrupção do fornecimento global persistirá, os estoques de petróleo norte-americanos subiram mais de 9 milhões de barris na semana passada, disse a administração de informações de energia do governo dos Estados Unidos, impulsionada em parte por liberações das reservas estratégicas do país.

   Os estoques de gasolina caíram 3,6 milhões de barris na semana passada, muito mais do que o previsto, e os estoques de destilados também caíram.  

   A Agência Internacional de Energia alertou que, a partir de maio, cerca de 3 milhões de barris por dia de petróleo russo podem ser fechados devido a sanções ou compradores que evitam voluntariamente as cargas russas.

   Ao mesmo tempo, as principais tradings globais também planejam reduzir as compras de petróleo e combustível das empresas petrolíferas estatais da Rússia em maio, informou a Reuters.

   O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para maio subiu 2,02%, cotado a US$ 106,95 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para junho avançou 2,41%, cotado a US$ 111,70 o barril.

    Na semana, o WTI acumulou ganhos de 8,84% e o Brent teve alta de 8,68%.

    Com informações partem da Agência CMA.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA