São Paulo, 17 de junho de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam o pregão em alta devido ao aumento das interrupções provocadas pelo conflito entre Irã e Israel, embora as principais infraestruturas e fluxos de petróleo e gás ainda não tenham sofrido impactos significativos.
Ambos os contratos chegaram a subir mais de 2% no início da sessão, mas registraram quedas temporárias antes de se recuperarem em meio à volatilidade do mercado.
Apesar de não haver interrupções visíveis no fluxo de petróleo, o Irã suspendeu parcialmente a produção de gás no campo de South Pars, que compartilha com o Catar, depois que um ataque israelense provocou um incêndio no local no sábado. Israel também atacou o depósito de petróleo de Shahran, no Irã.
O mercado está bastante preocupado com uma possível interrupção no Estreito de Ormuz, mas o risco disso acontecer é muito baixo, disse Ole Hansen, analista do Saxo Bank.
Hansen acrescentou que não há interesse em fechar a hidrovia, já que o Irã perderia receita, e os EUA querem preços mais baixos para o petróleo e controlar a inflação.
Na terça-feira, dois petroleiros colidiram e pegaram fogo perto do Estreito de Ormuz, onde houve um aumento nas interferências eletrônicas o que destaca os riscos para empresas que transportam petróleo e combustíveis na região.
Apesar do potencial de interrupções, há sinais de que a oferta de petróleo continua ampla, em meio a expectativas de demanda mais fraca.
No relatório mensal de petróleo divulgado na terça-feira, a Agência Internacional de Energia (AIE) revisou para baixo a estimativa de demanda global em 20 mil barris por dia em relação à previsão do mês anterior, e aumentou a estimativa de oferta em 200 mil barris por dia, chegando a 1,8 milhão de bpd.
Os investidores também estavam atentos às decisões sobre taxas de juros dos bancos centrais, afirmou Tamas Varga, analista da PVM Associates, em uma nota. O Comitê Federal de Mercado Aberto dos EUA (FOMC), responsável pelas decisões do Federal Reserve, deve se reunir ainda nesta terça-feira.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para julho caiu 2,20%, cotado a US$ 73,32 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para agosto recuou 2,21%, cotado a US$ 74,87 o barril.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA