Porto Alegre, 06 de julho de 2021 – Os preços dos contratos futuros de petróleo caíram mais de 2% no final do dia, com o contrato para setembro do Brent registrando uma baixa de 3,39%. As quedas se seguiram a fortes altas no início do dia, quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados cancelaram mais uma reunião por falta de acordo. O Brent chegou a atingir seu nível mais alto desde o final de 2018.
As discussões começaram na semana passada entre a Opep e seus aliados, conhecidos como OPEP +, uma vez que o grupo buscava estabelecer uma política de produção para o restante do ano.
O grupo votou na sexta-feira uma proposta que devolveria 400 mil barris por dia (bpd) ao mercado todos os meses de agosto a dezembro, resultando em 2 milhões de barris adicionais por dia até o final do ano. Os membros também propuseram estender os cortes de produção até o final de 2022.
Os Emirados Árabes Unidos rejeitaram essas propostas, no entanto, e as negociações se estenderam de quinta a sexta-feira, enquanto o grupo tentava chegar a um consenso. Inicialmente, as discussões deveriam ser retomadas ontem, mas acabaram sendo canceladas.
“A data da próxima reunião será decidida oportunamente”, disse o secretário-geral da OPEP, Mohammad Barkindo, em um comunicado.
A Opep+ tomou medidas históricas em abril de 2020 e removeu quase 10 milhões de bpd de produção em um esforço para apoiar os preços conforme a demanda por produtos de petróleo despencava. Desde então, o grupo vem lentamente devolvendo barris ao mercado, enquanto se reúne quase que mensalmente para discutir a política de produção.
“Para nós, não foi um bom negócio”, disse o Ministro de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos, Suhail Al Mazrouei, à CNBC no domingo. Ele acrescentou que o país apoiaria um aumento de curto prazo na oferta, mas quer melhores condições se a política for estendida até 2022.
A forte alta do petróleo este ano – WTI ganhou 57% durante 2021 – significou que antes da reunião da semana passada, muitos analistas de Wall Street esperavam que o grupo aumentasse a produção em um esforço para conter a alta nos preços.
A forte queda seguida depois da alta da manhã pode significar uma alta ainda mais agressiva nos próximos dias. “Este recuo nos preços é, claro, ainda apenas um recuo no contexto de uma tendência de alta maior, então será importante manter isso em mente”, afirma o analista da FX Empire, Christopher Lewis.
“A maioria dos traders provavelmente está olhando para esta retração como uma oportunidade de compra potencial, antes do retorno aos avanços”, diz ele.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para agosto caiu 2,18%, cotado a US$ 73,37 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para setembro regrediu 3,20%, cotado a US$ 74,53 o barril.
As informações partem da Agência CMA.
Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2021 – Grupo CMA