Porto Alegre, 05 de outubro de 2021 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações de hoje com cotações em forte baixa.
Os contratos com entrega em Dezembro/21 fecharam o dia a 191,90 centavos de dólar por libra-peso, com desvalorização de 8,45 centavos, ou de 4,21%. A posição Março/22 fechou a 194,85 centavos, perda de 8,40 centavos, ou de 4,13%.
O mercado voltou a cair com realização de lucros depois que a posição dezembro atingiu máximas de dois meses nas intradiárias de ontem ontem, a 206,85 centavos. Previsões de chuvas amplas e benéficas sobre o cinturão produtor do Brasil nos próximos dias combinadas com o real cada vez mais fraco ante o dólar contribuíram decisivamente para acentuar as perdas.
No entanto, os futuros do café arábica seguem bem sustentados fundamentalmente e não estão longe das máximas históricas estabelecidas em julho depois que uma estiagem prolongada e ainda geadas avassaladoras arrasaram uma porção significativa do parque cafeeiro brasileiro, maior produtor e exportador mundial da bebida, levantando preocupações quanto à oferta global em 2021/22.
Ao mesmo tempo, com disrupções na cadeia mundial de fornecimento forçando compradores a buscar os estoques certificados de café da ICE, essas reservas caíram para os menores níveis desde maio, conforme os dados diários divulgados ontem pela Bolsa.
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2021 – Grupo CMA