Porto Alegre, 22 de dezembro 2021 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures US) para o açúcar bruto encerrou o pregão eletrônico com cotações em forte alta.
Os contratos com entrega em março/2022 encerraram o dia a 19,26 centavos de dólar por libra-peso, alta de 0,52 centavo em relação ao fechamento anterior (ou 2,77%). A posição Maio/2022 fechou cotada a 18,82 centavos (+2,44%).
Conforme operadores ouvidos pela Reuters, o mercado estendeu a recuperação das últimas duas sessões, seguindo outros ativos, depois de ter batido em mínimas desde o dia 02 de dezembro na segunda-feira, quando a posição março foi negociada a 18,52 centavos.
O mercado acelerou os ganhos no final do pregão, pegando carona na valorização dos contratos futuros do petróleo e na firmeza do real ante o dólar.
Para alguns analistas, as cotações futuras do açúcar estavam subvalorizadas, dada a expectativa de pequeno déficit global de oferta ainda na atual temporada. No entanto, os problemas com a variante Ômicron recém começaram e poderá haver implicações sobre o consumo de diversas commodities, entre elas o açúcar.
Já a trading Czarnikow tem uma visão mais otimista, e afirmou que os especuladores que vinham liquidando posições compradas em açúcar até então passaram a reconstruir suas carteiras com a queda nas cotações.
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2021 – Grupo CMA
,