Frio chega ao Sul, mas não há problemas com geadas – Rural Clima

901

     Porto Alegre, 1 de abril de 2022 – A frente fria que estava na Região Sul avançou para o Sudeste e há previsão de chuvas nesta sexta-feira. A informação parte do alerta agrometeorológico da Rural Clima.

     Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, o frio chegou ao Sul do Brasil, avançou sobre o Rio Grande do Sul, mas não houve problemas para as lavouras. “Até houve geadas em algumas áreas, mas de forma leve”, pontua.

     Para o mês de abril, Santos destaca que o regime de chuvas deve ocorrer dentro da normalidade, sem uma ação maior do fenômeno La Niña. “As chuvas passarão a ser mais irregulares sobre a região central do Brasil, pelo fato dos corredores de umidade estarem mais voltados ao Sul do país, onde choverá mais”, afirma.

     No domingo (3), está prevista a chegada de uma nova frente fria ao Sul do Brasil. “Esta frente deve avançar sobre o Rio Grande do Sul, trazendo chuvas generalizadas, que podem atingir também o norte e extremo norte da Argentina, boa parte do Paraguai, Santa Catarina, Paraná e parte de São Paulo na próxima semana. Para a região do Chaco, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e para o Matopiba a expectativa é de que os volumes de precipitações sejam menores, o que pode trazer alguma apreensão aos produtores”, disse.

     No dia 8 de abril, a tendência é de que uma nova frente fria ingresse no país e avance para todas as regiões, organizando melhor os corredores de umidade. “Como temos dito há vários meses, a partir de agora as chuvas serão mais concentradas no Sul e apresentarão menores volumes na região central do Brasil”, reforça Santos.

     A partir do dia 20, as chuvas passarão a ser mais irregulares em regiões como Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Bahia, o que reforça a necessidade de cuidados por parte dos produtores que cultivaram milho safrinha. “No Paraná, Paraguai, Mato Grosso do Sul e São Paulo as condições para as lavouras seguirão favoráveis, com melhores corredores de umidade”, alerta.

     No que tange às temperaturas, Santos faz a ressalva de que o mês de abril será marcado por um pouco mais de frio, muito embora sem maiores preocupações com relação a danos às lavouras por geadas. “Pelo menos nos próximos 45 dias não há grandes riscos de ocorrência de geadas no Brasil”, finaliza.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA