Frio após ciclone extratropical é benéfico às lavouras de trigo na região de Santa Maria (RS)

471

Porto Alegre, 19 de julho de 2023 – Todos os trigais da região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, encontram-se no período de germinação e desenvolvimento vegetativo, com muitas lavouras na fase de afilhamento. De acordo com o assistente técnico da regional da Emater/RS, Luis Fernando Rodrigues, em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, a cultura apresenta um excelente desenvolvimento até o momento. O plantio foi totalmente concluído.

As condições climáticas têm sido variáveis. Até o momento, não há registros de danos significativos na infraestrutura da região pelo ciclone extratropical que atingiu o estado na semana passada. “O frio que surgiu após as chuvas excessivas tem sido benéfico para o perfilhamento das plantas, contribuindo para o seu desenvolvimento”, relata o técnico.

A área foi de 125,438 mil hectares semeados na última safra, ante 109,463 mil hectares nesse ano. As lavouras apresentam boa cobertura do solo e contam com uma adequada população de plantas por hectare. A produtividade média estimada é de 3,102 mil quilos por hectare.

De acordo com Rodrigues, os produtores estão preocupados com a previsão de excesso de chuvas, decorrente do fenômeno El Niño, previsto para ocorrer no período de floração e enchimento de grãos. “Caso a previsão se confirme, problemas fitossanitários poderão surgir, além de dificuldades na colheita, prejudicando o rendimento esperado”, afirma.

Em relação aos preços, nesta semana, o valor médio da saca de 60 quilos de trigo se manteve estável, sendo comercializado a R$ 64,20.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA