Frente fria vinda da Argentina pode trazer chuvas pontuais ao RS e SC nos próximos dias – Rural Clima

1098

Porto Alegre, 20 de janeiro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, um novo sistema está se formando na Argentina hoje e deve levar chuvas ao país. Amanhã, esse sistema deve avançar pelo Brasil e trazer chuvas irregulares ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre o sábado e a segunda-feira. “As chuvas tendem a ser pontuais e mais localizadas entre o norte gaúcho e Santa Catarina”, sinaliza a meteorologista Ludmila Bardin.

Nas demais regiões do país, a instabilidade prossegue sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e grande parte do Nordeste, com risco de chuvas hoje. “Nas últimas 24 horas, foram registradas chuvas pontuais no nordeste do Rio Grande do Sul, variando entre 6 e 32 milímetros, embora sem registros em algumas áreas. Em Mato Grosso do Sul choveu 50 milímetros em Amambai. Em São Gabriel do Oeste, Mato Grosso, bem como em áreas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e no Piauí choveu também e há previsão de continuidade nos próximos dias”, sinaliza.

Nos próximos cinco dias, Ludmila disse que há previsão de chuvas, em forma de pancadas, em Mato Grosso, Tocantins, Goiás, norte de São Paulo, Minas Gerais, Rondônia e em áreas do Matopiba.

No final do mês está previsto a formação de um novo sistema na Argentina, trazendo chuvas, que deverá avançar também pelo Rio Grande do Sul. “Em fevereiro, o Rio Grande do Sul deve começar a registrar chuvas mais regulares”, projeta.

Paraguai

Segundo Ludmila, o sistema que está se formando na Argentina deve avançar e trazer chuvas ao Paraguai entre amanhã e segunda-feira, embora ainda irregulares. Depois o tempo deve abrir novamente e somente entre os dias 27 e 28 é que há perspectiva de novas precipitações no país, aí de forma mais regular.

A meteorologista ressalta que as temperaturas do Atlântico e do Pacífico estão se aquecendo e, com isso, o La Niña caminha para uma neutralidade. Essa condição deve contribuir para um melhor regime de chuvas em fevereiro mais ao sul do Brasil e no Paraguai.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA