Frente fria situada no Sudeste deve provocar chuvas em MG, ES, e RJ no final de semana – Rural Clima

489

Porto Alegre, 28 de abril de 2023 – De acordo com informações do alerta agroclimático da Rural Clima, uma frente fria que está situada no Sudeste deve levar chuvas para o norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro no final de semana. Há chances de precipitações também em áreas do Matopiba.

Em grande parte do Sul do Brasil e do Sudeste, contudo, o tempo deve ficar aberto no final de semana, com exceção das áreas litorâneas, onde a chuva pode atrapalhar as operações nos portos de Paranaguá e de Santos. Chuvas também podem atrapalhar as operações no porto de Itaqui, na região Norte.

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, na segunda-feira (1) uma nova frente fria avançará sobre o Rio Grande do Sul, trazendo chuvas, especialmente na metade sul do estado, já que estará subindo via Uruguai.

Na semana que vem, chuvas deverão ser observadas sobre áreas do Sul do Brasil, Paraguai e parte das regiões produtoras do Sudeste. Já para o Centro-Oeste, especialmente para Mato Grosso e Goiás há uma tendência de diminuição gradativa das chuvas em maio, assim como em Minas Gerais.

Segundo Santos, a primeira quinzena de maio tende a ser um pouco mais seca, mas com a segunda metade do mês com maior incidência de chuvas no Centro-Norte do Brasil, o que é ruim para a cana-de-açúcar.

Paraguai

Conforme a meteorologista Ludmila Bardin, o tempo deve seguir aberto em praticamente todas as áreas do Paraguai no final de semana. As temperaturas mínimas devem ficar entre 12 e 13 graus e as máximas entre 26 e 28 graus.

Na semana que vem, entre segunda e quarta, uma nova frente fria deve levar chuvas ao país, a todas as regiões, muito embora os volumes previstos no Chaco devem ser menores que nas demais.

Na sexta-feira (5), o tempo deve voltar a ficar mais aberto, mas, com a nebulosidade alta, pode haver algumas ocorrências de chuvas no domingo (7). Por enquanto, segundo Bardin, não há maiores preocupações com o frio em áreas produtoras do Paraguai que possam trazer prejuízos às lavouras.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA