Frente fria que avança pelo Sul do Brasil deve trazer chuvas irregulares no país – Rural Clima

830

Porto Alegre, 19 de setembro de 2022 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, a frente fria que avança no começo da semana pelo Sul do Brasil leva chuvas para grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai. As chuvas manterão condições favoráveis para o desenvolvimento das lavouras de inverno e plantio da nova safra de milho e arroz. Após a frente fria, uma massa de ar polar avança no fim de semana, trazendo o declínio das temperaturas, mas sem previsões de riscos de geadas.

Apesar da semana iniciar com tempo aberto no Sudeste, a tendência é que com a chegada da frente fria que avança pela região Sul do Brasil, o decorrer da semana tenha registro de chuvas generalizadas nas principais áreas produtoras da região.

No Centro-Oeste, as áreas de instabilidade que puderam ser observadas na semana passada seguirão ocorrendo. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, o clima é favorável para o plantio da nova safra de soja. Na primeira semana de outubro, as chuvas devem ganhar grande regularidade na região.

Os próximos 15 dias serão marcados por chuvas em grande parte das regiões produtoras do Norte. As chuvas começam a ganhar intensidade ao longo dessa segunda quinzena de setembro, elevando os níveis de umidade do solo. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, o cenário favorece o cenário para plantio e desenvolvimento das lavouras que já se encontram no campo. A tendência é que as chuvas ganhem cada vez mais abrangência e intensidade conforme os dias passam.

As duas últimas semanas de setembro ainda serão marcadas por muitas chuvas na região litorânea do Nordeste. Ao longo do mês de outubro, as chuvas na região ganham abrangência e regularidade, dando condições para o início do plantio da nova safra.

A semana começa com tempo aberto em praticamente toda a região do Mapitoba. No entanto, a frente fria que avança pelo país poderá levar algumas pancadas de chuva sobre Tocantins e Maranhão. O oeste da Bahia e Piauí só terão chuvas na próxima semana. As precipitações deverão ganhar abrangência e regularidade na região apenas depois do dia 10 de outubro.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA