Frente fria deve romper bloqueio atmosférico, mas dificilmente levará chuvas para grande parte das áreas do Brasil Central – Rural Clima

1286

Porto Alegre, 13 de maio de 2024 – De acordo com a Rural Clima, a semana inicia com um tempo um pouco mais aberto sobre o Rio Grande do Sul, embora ainda haja previsão de pancadas de chuvas sobre o estado, Santa Catarina e Paraguai.

O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, sinaliza que o bolsão de ar quente ainda atua sobre grande parte da faixa central do Brasil, mas que a frente fria deverá romper esse bloqueio atmosférico, porém, sem conseguir avançar de forma regular a ponto de levar grandes chuvas para as áreas produtoras do Brasil Central. “Até pode ocorrer uma ou outra pancada de chuva, mas extremamente pontual e de fraca intensidade, uma vez que os altos volumes de chuvas ainda irão ficar sobre o sul do Brasil”, disse.

A tendência, mais para o final desta semana, é de que uma nova frente fria consiga avançar sobre Santa Catarina e o Paraná, podendo levar algumas chuvas para o sul de Mato Grosso do Sul e até mesmo para algumas áreas do extremo sul e leste de São Paulo.

No dia 19, essa frente fria deve avançar e levar chuvas para algumas áreas do interior paulista, bem como também sobre as regiões mais norte do Mato Grosso do Sul. A previsão, contudo, ainda é de chuvas muito irregulares e de fraca intensidade.

A segunda quinzena de maio está se mostrando um pouco mais úmida, com chuvas um pouco mais frequentes, mas ainda irregulares, sobre o sul do Mato Grosso do Sul e o Paraná.

Santos informa que a faixa central e norte das regiões Norte e Nordeste ainda continuarão com chuvas. A zona de convergência já começa a migrar mais para essas áreas mais norte do Atlântico. Assim, a partir do fim de maio e início de junho as chuvas começam também a dar uma trégua sobre toda essa faixa do extremo norte do Brasil.

De uma forma geral, as chuvas ainda continuarão concentradas no Sul. Existe a premissa de que essas frentes conseguirão avançar um pouco e levar chuvas para o Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraguai e até mesmo São Paulo e extremo sul de Minas. Pode haver alguma ou outra pancada na última semana de maio sobre o Mato Grosso e extremo sul de Goiás. Nas demais regiões, o tempo ainda bastante aberto.

Santos acrescenta que haverá o ingresso de uma massa de ar polar sobre o Sul do Brasil, mas sem risco de geadas nas regiões produtoras.

Estados Unidos

Para os Estados Unidos, as previsões indicam boas chuvas ao longo dos próximos dias, por conta da passagem de frentes frias. Não deve haver chuvas intensas e duradouras a ponto de atrapalhar o pleno andamento do plantio da soja e do milho. Essas precipitações, pelo contrário, deverão favorecer o desenvolvimento das lavouras.

Santos indica que pode ocorrer um ou outro tornado nos Estados Unidos, mas com perdas extremamente pontuais. De modo geral, a tendência é de que os Estados Unidos sigam com condições boas nos próximos dias tanto para o plantio quanto para o desenvolvimento das lavouras.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA