Frente fria deve avançar para o Sul do Brasil hoje, trazendo chuvas – Rural Clima

438
chuvas

Porto Alegre, 13 de janeiro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, uma nova frente fria se formou no norte da Argentina e deve avançar para o Sul do Brasil nesta sexta-feira, trazendo chuvas. Além disso, segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, o corredor de umidade se mantém sobre o Brasil Central, deixando o tempo instável e com previsão de chuvas em qualquer momento. “Amanhã essas áreas de instabilidade ganham força e provocam chuvas em praticamente todo o Brasil”, alerta.

No Paraguai deve chover relativamente bem entre hoje e amanhã. “Do sábado para o domingo o tempo volta a abrir sobre áreas produtoras do Paraguai e as temperaturas voltam a subir”.

Na segunda-feira (16), a frente fria já deve se afastar do Rio Grande do Sul, mas levar chuvas ao Sudeste. Deve haver pouca chuva no norte de Minas Gerais, oeste da Bahia e sul do Piauí, bem como no interior do Nordeste, mas em bons volumes nas demais regiões. Por conta disso, Marco destaca que para o café e a cana o excesso de chuvas não tem sido favorável às lavouras, por conta da baixa radiação solar, dificultando a fotossíntese. “Também pode haver problemas na colheita de soja em Mato Grosso e no plantio da safrinha de milho, que já se mostra atrasado devido às chuvas”, detalha.

Entre quarta e quinta, uma nova frente fria deve avançar pelo Paraguai, trazendo o retorno das chuvas. “A situação tende a seguir assim nas próximas três a quatro semanas. Dificilmente Paraguai terá longos períodos de estiagem nos próximos 30 dias”, destaca.

Mais para o fim da próxima semana, o agrometeorologista ressalta a formação de uma nova frente fria na Argentina, deverá levar chuvas novamente ao Uruguai e o Rio Grande do Sul. Ele afirma, porém, que pelo fato de as frentes estarem passando rápido pelo Sul do Brasil e ficando concentradas no Brasil Central, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba poderão registrar muitas chuvas nos próximos 15 dias.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA