Frente fria deve avançar para o Sudeste, mas sem trazer grandes volumes de chuvas na semana – Rural Clima

1316

Porto Alegre, 8 de maio de 2023 – A frente fria que provocou chuvas generalizadas e com volumes acima de 150 milímetros sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná nas últimas 72 horas está situada hoje entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A expectativa, de acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, é de que o tempo hoje fique instável entre Santa Catarina e o extremo sul do Paraná.

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, essa frente fria, associada a áreas de instabilidade, deve se deslocar para o Sudeste, mas não há grande previsão de chuvas generalizadas sobre grande parte da região e também no Centro-Oeste. “A exceção fica com as áreas da metade sul de Mato Grosso do Sul e do sul e leste de São Paulo, que poderão ter chuvas pontuais nos próximos dias. Além disso, o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais podem ter pancadas de chuvas mais para o final da semana, de fraca intensidade e pontuais”, disse.

Santos informa que o Mato Grosso, Goiás e cerrado mineiro podem ter apenas pancadas de chuvas nos próximos 10 dias, uma vez que os corredores de umidade no outono estão mais voltados para a Região Sul do Brasil e para a Região Norte. “Assim, áreas do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, além de Tocantins, norte de Goiás e demais áreas do Matopiba podem ter chuvas nos próximos 10 dias, já que zona de convergência seguirá atuando”, afirma.

No Sul do Brasil a passagem da frente fria será seguida de uma massa de ar polar, que leva ao resfriamento das temperaturas, mas sem risco de geadas. “Será apenas um frio corriqueiro. As temperaturas devem cair mais entre o final de maio e o início de junho”, alerta.

Tempo deve abrir no Paraguai amanhã

A frente fria que passou e provocou chuvas pelo Paraguai nos últimos dias está agora sobre o Brasil, mas há ainda áreas de instabilidade que poderão provocar chuvas irregulares hoje na região de fronteira com o Mato Grosso do Sul.

Segundo a meteorologista Ludmila Bardin, amanhã o tempo deve abrir sobre o Paraguai e seguir nessa condição durante os próximos 10 dias. “Haverá uma ligeira queda de temperatura, com mínima entre 11 e 12 graus e máximas entre 23 e 24 graus nos próximos dias”, salienta.

Bardin disse que no final de maio há algumas chuvas previstas e, por enquanto, o risco de frio segue aparecendo entre a virada de mês, com mínimas entre 4 e 5 graus. “Seguimos monitorando o risco de frio, com a possibilidade de ocorrência de alguma geada na primeira semana de junho, mas não de forma ampla”, pontua.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA