As lavouras de milho estão começando a ser colhidas nos municípios que compõe o núcleo regional de Francisco Beltrão do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Paraná. Segundo o técnico agrícola, Antoninho Fontanella, que concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, as chuvas ainda não atrapalham a colheita.
A área consolidada com milho foi de 19 mil hectares, e houve uma quebra de 20% na expectativa de produtividade inicial, que era de 10 mil quilos por hectare. “Isso porque entre novembro e dezembro, a estiagem vinda do Rio Grande do Sul atingiu as lavouras da região, trazendo danos”, explica Fontanella.
As lavouras estão em frutificação (25%) e maturação (75%).
SOJA
As lavouras de soja estão sendo beneficiadas pelas chuvas que ocorrem nos municípios que compõe o núcleo regional de Francisco Beltrão do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Paraná. Segundo o técnico agrícola, Antoninho Fontanella, que concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, “está chovendo em quase todos os municípios”.
“A previsão para os próximos quinze dias é de precipitações diárias”, afirma. Segundo Fontanella, apesar das chuvas que ocorrem agora, a região teve uma parte das lavouras afetadas pela estiagem entre novembro e dezembro, podendo diminuir a produtividade, que era estimada inicialmente em 4.100 quilos por hectare.
O plantio foi finalizado em dezembro, consolidando uma área de aproximadamente 300 mil hectares. As lavouras estão em fase de maturação (5%), frutificação (50%), floração (25%) e desenvolvimento vegetativo (20%).
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Yasmim Borges (yasmim.borges@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA