FMC apresenta quarto trimestre recorde e estima crescimento em 2023

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FMC

     Porto Alegre, 13 de fevereiro de 2023 – A FMC Corporation divulgou a receita do quarto trimestre de 2022 no valor de US$ 1,62 bilhões, um aumento de 15% em comparação ao quarto trimestre de 2021, impulsionado por um volume robusto e precificação sólida. Sem contar com o impacto das moedas estrangeiras, a receita orgânica aumentou 17% ano a ano. Para o ano inteiro, a FMC divulgou uma receita de US$ 5,8 bilhões, um aumento de 15% em comparação a 2021. Sem contar com o impacto do câmbio, as vendas ano a ano apresentaram um aumento orgânico de 18%. Com base nos GAAP, a empresa divulgou um lucro líquido do ano inteiro de US$ 742 milhões, um aumento de 1% em comparação ao ano anterior, bem como um lucro consolidado de US$ 5,81 por ação diluída, um aumento de 1% ano a ano.

     As vendas na América Latina aumentaram 13% (aumento orgânico de 9%) ano a ano, impulsionadas pela estratégia de precificação e expansão contínua de acesso ao mercado. O clima seco impactou de forma negativa o plantio de milho e soja na região Sul do Brasil e na Argentina. Já as vendas na América do Norte aumentaram 35% em relação ao quarto trimestre de 2021.

     A empresa norte-americana apresentou volume e precificação sólidos, principalmente com os herbicidas seletivos para soja e outras culturas, bem como fungicidas para milho. Na Ásia, a receita permaneceu inalterada (aumento orgânico de 12%) em relação ao período do ano anterior. O herbicida Overwatch® continuou a ganhar participação no mercado de cereais na Austrália. Na região EMEA, as vendas aumentaram 7% (aumento orgânico de 20%) ano a ano, impulsionadas pela estratégia de precificação, expansão do acesso ao mercado e demanda ampla, em especial para os herbicidas em cereais, parcialmente compensadas pelas variações cambiais. O portfólio global de produtos biológicos mais uma vez apresentou um aumento percentual de dois dígitos no trimestre.

     “A FMC apresentou um desempenho recorde no quarto trimestre, impulsionado por um crescimento robusto de volume, definições de preço bem trabalhadas, além do desenvolvimento de novos produtos”, disse Mark Douglas, presidente e CEO da FMC. “A América do Norte apresentou um crescimento excepcional de receita, com a América Latina e a região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) divulgando lucros sólidos. As ações de precificação mais do que compensaram os custos e as variações cambiais no trimestre, indicando um ponto de inflexão em um ano que apresentava inflação recorde com os custos de insumos”. O crescimento da receita da FMC no quarto trimestre foi impulsionado por contribuições de 9% do volume e de 8% dos preços, compensadas parcialmente por uma variação cambial de 2%.

Mercado de ações

     Com base nos “Princípios Contábeis Geralmente Aceitos” (GAAP), a empresa divulgou um lucro de US$ 2,17 por ação diluído no quarto trimestre, um aumento de 45% em comparação ao quarto trimestre de 2021. O lucro ajustado foi de US$ 2,37 por ação diluída, um aumento de 12% em comparação ao quarto trimestre de 2021, e US$ 0,07 acima da média da estimativa. O EBITDA ajustado do quarto trimestre foi de US$ 432 milhões, um aumento de 17% em comparação ao período do ano anterior. Os lucros de precificação sólida em todas as regiões, principalmente na América do Norte e EMEA, o volume robusto na América do Norte, a expansão do acesso ao mercado no Brasil e as introduções aos novos produtos mais do que compensaram os custos e as variações cambiais no trimestre.

     O lucro ajustado do ano inteiro foi de US$ 7,41 por ação diluída, um aumento de 8% em comparação a 2021. “Os resultados do ano inteiro foram impulsionados por ganhos significativos de volume e preço em todas as regiões. Nosso foco contínuo no desenvolvimento de novos produtos, em lançamentos comerciais e nos investimentos para acesso ao mercado apresentaram resultados recorde em 2022. Mais de US$ 600 milhões em receita vieram de novos produtos introduzidos nos últimos cinco anos, o que representou um aumento de 50% em relação ao ano anterior, e aproximadamente US$ 100 milhões em receita vieram de lançamentos feitos em 2022”, disse Douglas.

     Com base nos GAAP, o fluxo de caixa das operações foi de US$ 660 milhões, uma redução de 27% em relação a 2021, impulsionado pelo crescimento causado pela inflação e pelo capital de giro. O fluxo de caixa livre em 2022 foi de US$ 514 milhões, uma redução de 28% em relação a 2021.

Perspectiva para 2023

     A estimativa para a receita do ano inteiro de 2023 está na faixa de US$ 6,08 bilhões a US$ 6,22 bilhões, representando um aumento de 6% na média em comparação a 2022, impulsionada pelos sólidos preços em todas as regiões e pelo crescimento de volume graças aos novos lançamentos e acesso ao mercado. Espera-se que a faixa do EBITDA ajustado para o ano inteiro seja de US$ 1,48 bilhões a US$ 1,56 bilhões, representando um crescimento de 8% ano a ano na média. Estima-se que a faixa do Lucro por Ação (LPA) ajustado de 2023 seja de US$ 7,20 a US$ 8,00 por ação diluída, representando um aumento de 3% ano a ano na média, com o crescimento do LPA limitado pelos juros e impostos mais altos. Agora, espera-se que as despesas com juros sejam de US$ 200 a US$ 210 milhões, um aumento de aproximadamente US$ 50 milhões na média, refletindo uma elevação rápida das taxas de juros. O LPA ajustado exclui qualquer impacto de possíveis recompras de ações em 2023 e pressupõe uma média ponderada de ações diluídas em circulação (WADSO) de aproximadamente 126,5 milhões. Estima-se que o fluxo de caixa livre para o ano inteiro seja de US$ 530 a US$ 720 milhões.

     “Prevemos um cenário de mercado positivo em 2023 que irá suportar nossas ações de precificação, assim como a demanda contínua para os portfólios de produtos sintéticos e biológicos da FMC. Continuaremos a investir em nosso pipeline de P&D e em acesso ao mercado em regiões importantes. Além disso, continuaremos a gerenciar de perto nossa cadeia de suprimentos em 2023 para aproveitar as oportunidades de redução de custos, ao mesmo tempo em que garantiremos a disponibilidade de produtos para nossos clientes”, diz Douglas.

Perspectiva para o primeiro trimestre

     Espera-se que a faixa da receita no primeiro trimestre seja de US$ 1,41 a US$ 1,45 bilhões, representando um aumento de 6% na média em comparação ao primeiro trimestre de 2022. Estima-se que o EBITDA ajustado esteja na faixa de US$ 345 a US$ 365 milhões, bem na média, em relação ao período do ano anterior, devido à previsão de custos significativamente mais altos no trimestre. Estima-se que a faixa do LPA ajustado seja de US$ 1,63 a US$ 1,83 no primeiro trimestre, representando uma redução de 8% na média em relação ao primeiro trimestre de 2022, devido à previsão de juros e impostos mais altos.

     As informações partem da assessoria de imprensa da empresa.

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     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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