São Paulo, 29 de setembro de 2025 – A Braskem informou, via comunicado ao mercado, nesta segunda-feira, que as agências de classificação de risco Fitch Ratings e S&P Global Ratings revisaram a nota de crédito da companhia em escala global para CCC+ e CCC- com perspectiva negativa, respectivamente. Os rebaixamentos ocorrem após a companhia anunciar que contratou assessores para auxiliá-la na reestruturação de suas dívidas e redução da alta alavancagem.
Nesta segunda-feira, a S&P Global Ratings cortou a nota de crédito global da Braskem de B+ para CCC-, enquanto a S&P National Ratings cortou a nota de crédito nacional da companhia de brA- para brCCC-, mantendo perspectiva negativa para ambas. A agência disse que, considerando as condições adversas do setor e a alta alavancagem, há uma grande probabilidade de que a Braskem reestruture sua dívida nos próximos seis meses. A perspectiva negativa indica a possibilidade de um rebaixamento nos próximos seis meses se a empresa anunciar um processo de reestruturação de dívida, que a agência consideraria equivalente a um default (calote).
Na sexta-feira (26), a Fitch cortou as notas de crédito da Braskem de BB- para CCC+ e a nota nacional de AA(bra) para CCC(bra), citando que “os rebaixamentos refletem o elevado risco de crédito e liquidez da Braskem, decorrente da persistente queima de caixa e das iminentes amortizações de seus títulos em 2028. A decisão da empresa de contratar consultores financeiros para avaliar alternativas financeiras para sua estrutura de capital ressalta seu perfil financeiro estressado, o que aumenta a probabilidade de inadimplência ou reestruturação de dívida no curto e médio prazo”, comentou a agência.
“A companhia reforça o compromisso com seus stakeholders e segue com foco na implementação das iniciativas de resiliência e de transformação para mitigar os relevantes impactos decorrentes do prolongado ciclo de baixa global da indústria e para o fortalecimento da competitividade da indústria química brasileira”, comentou a companhia, no comunicado.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

