Porto Alegre, 6 de maio de 2022 – O final de semana deverá registrar tempo aberto em boa parte do Brasil e temperaturas mais baixas no Centro-Sul. De acordo com informações do alerta agrometeorológico da Rural Clima, essa condição é desfavorável para a segunda safra de milho em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, bem como para a região oeste e norte de São Paulo.
De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, a exceção de clima seco ficará com a região Norte, onde chuvas podem ser registradas em áreas do Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, extremo norte do Piauí e do Maranhão. “Há chance também de pancadas isolada no extremo norte de Mato Grosso”, destaca.
Santos ressalta que as chuvas registradas ao longo da semana na Região Sul, no sul de Mato Grosso do Sul e no Paraguai contribuíram para manter o solo umedecido, possibilitando boas condições para o desenvolvimento do milho safrinha.
O agrometeorologista salienta que no dia 10 uma nova frente fria deve chegar ao Brasil pelo Paraguai, trazendo chuvas a este país bem como para as regiões produtoras de Santa Catarina, Paraguai, Mato Grosso do Sul, Rondônia e metade oeste de Mato Grosso. “No RS as chuvas serão mais irregulares e o tempo mais aberto nos próximos sete dias permitirá o andamento da colheita da soja”, afirma.
Santos afirma que no mês de maio as chuvas serão mais pontuais no Brasil, mas seguirão irregulares, seguidas pelo avanço das massas de ar polar, muito embora sem riscos para a ocorrência de geadas. “Muito se falou em uma possibilidade de geada no final de maio, mas os modelos meteorológicos não mostram mais isso. Assim, é provável que o milho safrinha consiga passar ileso das geadas, muito embora haja perdas por estiagem em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Mesmo assim, o Brasil ainda caminha para uma produção recorde na segunda safra do cereal”, pontua.
Para o Paraguai, a agrometeorologista Ludmila Camparotto sinaliza que o tempo deve seguir mais aberto no país até terça-feira, com temperaturas mínimas variando entre 13 e 14 graus e a máxima ao redor de 24 graus. “No dia 10 o país deverá registrar chuvas em todas as regiões produtores, mas de forma rápida e irregular, com o tempo já abrindo rapidamente, ficando firme até o final da próxima semana. Novas precipitações são esperadas no Paraguai nos dias 14 e 15 de maio”, comenta.
Em termos de temperaturas, Ludmila comenta que, até o momento, há algum indicativo de frio previsto entre o final de maio e junho. “Seguiremos acompanhando os modelos meteorológicos para verificar se haverá possibilidade de ocorrência de alguma geada”, conclui.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA