Porto Alegre, 3 de fevereiro de 2023 – O final de semana deverá ser marcado por chuvas em boa parte do Brasil, de acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima. “Ao longo do dia, áreas de instabilidade que já trouxeram precipitações na metade sul do Rio Grande do Sul na madrugada seguirão atuando em outras regiões e levando chuvas para áreas do Centro-Oeste, no Sudeste e no Matopiba”, destaca o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.
No sábado, o corredor de umidade se intensifica e deve haver chuvas desde a Amazônia, passando por Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, boa parte de Goiás e de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “No domingo essa condição de chuva continua, com exceção do sul do oeste da Bahia, norte de Minas Gerais, Espírito Santo e extremo nordeste de Goiás, onde a chance de chuva é mais limitada”, explica.
No Sul do Brasil, o tempo já abre novamente na segunda-feira e a semana será marcada por poucas precipitações. “Novas chuvas são esperadas apenas para o próximo final de semana, com intensidade variada, continuando na segunda-feira (13)”, explica.
Marco sinaliza que o fenômeno La Niña segue atuando e deverá dificultar grandes volumes de chuvas no sudoeste do Rio Grande do Sul, no Uruguai e na Argentina ao longo de fevereiro. Por outro lado, na faixa central do Brasil, as condições ainda apontam para muitas chuvas, o que deve seguir dificultando as atividades de colheita ao longo do mês.
Paraguai
No Paraguai, áreas de instabilidade seguem atuando sobre grande parte do país e podem seguir favorecendo a ocorrência de chuvas em áreas de fronteira com a Bolívia e o Mato Grosso do Sul. “A exceção fica com o extremo sul do país, onde a chance de chuva é menor, embora o tempo apresente nebulosidade. Assim, a chance de chuva na fronteira com a Argentina é menor”, destaca a meteorologista Ludmila Bardin.
No final de semana a frente já deve se afastar do Paraguai, embora ainda haja chance de chuvas na fronteira com o Paraná e Mato Grosso do Sul. “Entre o domingo e segunda-feira o tempo já abre no Paraguai e a semana será mais favorável à colheita, embora ainda possa haver alguma chuva pontual”, sinaliza.
Segundo Ludmila, um novo sistema deve se forma de novo entre os dias 11 e 12 na Argentina, trazendo chuvas ao Paraguai no dia 13 de fevereiro.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA