Final de semana pode ser de chuvas em áreas do Norte do Brasil – Rural Clima

374
chuvas

Porto Alegre, 17 de março de 2023 – O final de semana deverá ser marcado por muitas chuvas sobre o Norte do Brasil, segundo o alerta agroclimático da Rural Clima. Estados como Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará, Rondônia, norte de Goiás e oeste da Bahia poderão receber precipitações por conta da Zona de Convergência que está puxando todo o corredor de umidade da Amazônia.

De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, o final de semana deve ser marcado por chuvas no Paraguai, Argentina, Uruguai e na fronteira com o Rio Grande do Sul, embora pontuais e de baixa intensidade no território gaúcho. “Na metade leste do Brasil, a tendência é de tempo aberto, possibilitando a colheita da soja e o plantio da segunda safra de milho”, disse.

O tempo chuvoso ainda deve gerar problemas para as áreas produtoras de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás nos próximos dias. Já o tempo aberto deve predominar na faixa leste do Brasil.

Entre terça e quarta-feira uma nova frente fria começa a se formar no Uruguai e na Argentina, podendo trazer chuvas irregulares ao Rio Grande do Sul e Paraguai. De modo geral, a primeira semana do outono tende a ser bastante úmida no Brasil. “Já no norte de Minas, Espírito Santo, interior da Bahia e no nordeste de Goiás o destaque fica com as poucas chuvas no final da próxima semana”, alerta.

Para o mês de abril, as principais regiões produtoras de Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Maranhão devem ter chuvas boas, segundo o modelo americano. Para maio as condições para a safrinha deverão ser muito boas também em termos de chuvas, devido ao fim da La Niña e ao aquecimento das águas do Pacífico. Mas, para junho, há uma certa preocupação com possibilidade de excesso de chuvas em áreas de café, cana-de-açúcar e hortaliças do Centro- Sul. “Para os meses de julho, agosto e setembro, há chance também de bastantes chuvas pelo Brasil”, comenta.

Segundo Santos, os próximos 120 dias serão muito bons em termos de chuvas para as culturas de milho safrinha, café, algodão, cana-de-açúcar, laranja, hortaliças. “Já o frio pode ser recorrente na virada de maio para junho, embora ainda não se possa dizer que há risco para geadas”, pontua.

Paraguai pode ter chuvas pontuais entre hoje e amanhã

O Paraguai pode ter chuvas pontuais e de baixa intensidade entre hoje e amanhã, em razão de alguma instabilidade presente sobre as áreas do país. “Para o final de semana a tendência é de tempo mais aberto sobre o Paraguai, com menores chances de precipitações, assim como entre segunda e quarta-feira, o que pode favorecer os trabalhos no campo”, informa a meteorologista Ludmila Bardin.

Entre os dia 23 e 24, um novo sistema que se forma na Argentina deve avançar sobre o Paraguai, provocando chuvas, deslocando-se depois para a região central do Brasil. Assim, o tempo deve ficar mais aberto na região Sul do Paraguai, exceto na região do Chaco, onde pode haver riscos de pancadas de chuvas ao longo do próximo final de semana. Depois tempo abre e há nova expectativa de chuvas no Paraguai no final de março.

A Rural Clima alerta que segue monitorando os modelos climáticos para a possibilidade de ocorrência de frio entre o final de maio e junho no Paraguai. Quanto às chuvas, a tendência é de que sejam bem distribuídas ao longo do outono no país.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA