Porto Alegre, 13 de julho de 2022 – Distritos norte-americanos preveem piora nas condições econômicas e temem recessão, afirma o Livro Bege, relatório econômico sobre as 12 principais regiões dos Estados Unidos produzido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
“As perspectivas para o crescimento econômico futuro foram principalmente negativas entre os distritos inquiridos, com contatos notando expectativas de um maior enfraquecimento da demanda nos próximos seis a doze meses”, informa o relatório.
De acordo com o Livro Bege, a atividade econômica expandiu-se em ritmo modesto, no geral, desde meados de maio, mas vários distritos relataram sinais crescentes de desaceleração na demanda. “Contatos em cinco distritos notaram preocupações sobre o aumento do risco de recessão”, destaca o documento. Os gastos do consumidor moderaram à medida que os preços mais altos dos alimentos e do combustível diminuíram o poder de compra das famílias.
“Devido aos baixos níveis de estoque, as vendas de automóveis novos permaneceram lentas na maioria dos distritos”, explica o Fed. A atividade industrial foi mista e muitos relataram que as interrupções na cadeia de suprimentos e a escassez de mão de obra continuaram a prejudicar a produção.
“Os contatos de hotelaria e turismo citaram atividade saudável nos ramos de viagens de lazer, com alguns notando um aumento nas viagens de negócios e em grupo”, afirma o relatório. “As empresas de serviços não financeiros experimentaram uma demanda estável a ligeiramente mais alta, e algumas empresas disseram que as receitas superaram as expectativas”.
Segundo o Livro Bege, a demanda por habitação enfraqueceu visivelmente, uma vez que as crescentes preocupações com a acessibilidade contribuíram para quedas não sazonais nas vendas, resultando em um leve aumento nos estoques e uma valorização mais moderada dos preços. Já as condições dos imóveis comerciais desaceleraram.
“A demanda de empréstimos foi mista na maioria dos Distritos; algumas instituições financeiras relataram um aumento no uso de linhas de crédito rotativas por parte dos clientes, enquanto outras relataram um enfraquecimento da demanda por empréstimos residenciais em meio a taxas de juros de hipotecas mais altas”, explica o documento.
A procura por serviços de transporte foi mista e os relatórios sobre as condições da agricultura nos distritos participantes variaram. “Embora a demanda por produtos de energia tenha sido robusta e a atividade de perfuração de petróleo e gás tenha aumentado, a produção permaneceu limitada pela disponibilidade de mão de obra e gargalos da cadeia de suprimentos para componentes críticos”, conclui o Fed.
As informações são da Agência CMA.
Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA