São Paulo, 18 de setembro de 2024 – O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidiu, por 11 votos a 1, reduzir a taxa de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em 0,50 ponto percentual (pp), para a faixa entre 4,75% e 5%. A decisão, de acordo com o comunicado, vem na esteira dos indicadores que “sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. Os ganhos de emprego desaceleraram, e a taxa de desemprego subiu, mas continua baixa”.
A inflação continua em ritmo de queda, e o Fomc afirma que ganhou mais confiança de que o indicador está se movendo de forma sustentável para a meta de 2%, e julga que “os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação estão aproximadamente em equilíbrio”.
Os dirigentes, no entanto, apontam que a perspectiva econômica é incerta. Eles continuam afirmando que estão acompanhando o panorama econômico, e poderão ajustar a política monetária se necessário.
O Fomc também informou que vai continuar reduzindo a sua participação nos Títulos do Tesouro norte-americano e os lastreados em dívidas de agências. “As avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre as condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação, e desenvolvimentos financeiros e internacionais”.
O único voto contrário à redução dos juros em 0,50 pp foi a da governadora Michelle Bowman, que preferiu uma redução em 0,25 pp.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA