Faixa norte do Brasil deve ser atingida por chuvas volumosas durante semana – Rural Clima

439
clima

Porto Alegre, 6 de março de 2023 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, a semana deve ter áreas de instabilidade ganhando um pouco mais de força, o que deve trazer chuvas diárias em forma de pancadas sobre São Paulo, metade sul de Minas Gerais e faixa leste da região Sul. O Nordeste, por sua vez, deve permanecer seco.

A semana inicia, de acordo com o alerta, com chuvas apenas na parte litorânea do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No restante do país e na América do Sul, no geral, a segunda-feira deve registrar tempo aberto.

Na quarta-feira, estas áreas de instabilidade relacionadas ao avanço de uma frente fria pela região norte da Argentina deixará o tempo com precipitações na Bolívia, Paraguai, São Paulo, metade sul de Minas Gerais e Centro-Oeste. Ao longo da semana, portanto, Rio Grande do Sul, Nordeste, Uruguai e Argentina devem permanecer com tempo aberto e temperaturas elevadas.

A partir de domingo, a entrada de uma nova frente fria leva a chuvas extremamente organizadas. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, há inclusive uma tendência de invernada para a semana que vem.

Com a nova frente fria, as chuvas voltariam ao clima do Nordeste. A tendência para o mês de março segue sendo de precipitações generalizadas em praticamente todo o Brasil, porém muito mais concentradas e volumosas na faixa norte do país: Mapitoba, norte de Mato Grosso, Pará e interior do Nordeste. O Rio Grande do Sul, por sua vez, deve continuar com tempo aberto até, no mínimo, metade da semana que vem.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA