Faixa central do Brasil terá muita instabilidade, mas chuvas seguirão irregulares nos próximos dias – Rural Clima

818

Porto Alegre, 27 de outubro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a faixa central do Brasil terá muita instabilidade nos próximos dias, mas as chuvas seguirão ocorrendo de forma irregular. A meteorologista Ludmila Camparotto destaca que, no final de semana, há muita chuva prevista para o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, sul e sudoeste do Paraná e Paraguai, que pode estar associada a rajadas de ventos fortes. No sul de Mato Grosso do Sul há chance de chuvas também nos próximos dias.

Ludmila afirma que no norte do Rio Grande do Sul, por exemplo, há muita chuva prevista para hoje, um tempo mais instável amanhã e a volta das precipitações na virada de domingo (29) para segunda-feira (30), o que deixa a janela para a colheita de trigo e para o plantio da safra de verão muito apertadas.

Na faixa central do Brasil, Ludmila afirma que o norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais têm maior chance de ocorrência de chuvas nos próximos dias, embora de forma irregular. Ela explica que os corredores vindos da Amazônia estão se deslocando para o oceano, mas trazem umidade e a possibilidade de chuvas na próxima semana em áreas de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, mas não ainda de uma forma plena.

No primeiro final de semana de novembro, Ludmila afirma que pode haver algumas chuvas no Tocantins, sul do Piauí, oeste da Bahia e Maranhão, mas ainda irregulares. Já em Rondônia o regime de chuvas também seguirá bastante limitado nos próximos dias. De modo geral, é somente no final da primeira semana de novembro que haverá uma melhora das chuvas no país, embora com irregularidade ainda no centro e norte do Brasil.

Paraguai

No Paraguai, Ludmila ressalta que hoje há instabilidade nas regiões de fronteira com o sul de Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná, sendo esperados bons volumes de chuvas entre hoje e amanhã, que podem vir acompanhadas de ventos mais intensos. Até amanhã também pode chover na faixa mais oriental do Paraguai e na região do Chaco.

Na virada de domingo para segunda-feira, a frente fria se desloca mais para o norte do Paraguai, podendo levar chuvas de bom volume, enquanto no sul do país as precipitações devem ser mais irregulares.

Já na segunda-feira (30) é esperado o ingresso de um novo sistema, levando chuvas pra várias regiões paraguaias. Entre terça-feira (31) e quarta-feira (1), o tempo tende a ficar um pouco mais firme, muito embora na quinta-feira (2) seja esperado o retorno das chuvas, que se estendem até o sábado (4), quando se espera o deslocamento desse sistema para o centro norte do Brasil. O tempo no Paraguai deve ficar um pouco mais firme até o dia 10 de novembro, quando volta a chover novamente.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA