Expodireto tem objetivo de buscar aumento de produtividade e tecnologia, diz Manica

595

Porto Alegre, 6 de fevereiro de 2023 – A Expodireto Cotrijal 2023 tem o objetivo de buscar o aumento de produtividade, tecnologia e debates. Esta declaração foi dada pelo presidente da Cooperativa Agropecuária do Rio Grande do Sul (Cotrijal), Nei César Manica, durante apresentação do evento nesta manhã. A feira acontece de 6 a 10 de março, em Não-Me-Toque (RS).

Manica destacou tecnologias avançadas que estarão presentes. “O encontro reunirá o que há de mais avançado no mundo, nos setores de máquinas e equipamentos, produção vegetal e animal e meio ambiente”, disse.

“A Expodireto é uma feira extremamente de business. Isso tem feito o número de expositores aumentar. Neste ano já temos mais de 580, ante os cerca de 560 da edição anterior”, destacou o presidente. “Também ampliamos a área de 98 hectares para 131 hectares, e tivemos a oportunidade de agregar mais algumas empresas”, completou.

Sobre a estiagem enfrentada pelo Rio Grande do Sul, Manica reforça a necessidade de valorizar as dificuldades enfrentadas pelos agricultores. “Tivemos, nestes últimos quatro anos, dois anos de seca. Este ano estamos tendo um problema climático muito forte e vamos torcer que a chuva volte ao Rio Grande do Sul para minimizar estas perdas”, disse.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também esteve presente no evento de lançamento. Na ocasião, destacou a importância de defender o meio-ambiente. “Nós sabemos que o agro é sustentável e nossos produtores rurais dão grandes exemplos nessa direção. Mas é um valor que cada vez mais é presente e cobrado muito, então precisamos estar cada vez mais alinhados”, disse.

“Não só para que o setor consiga fazer as mitigações das emissões de carbono, melhor prática e manejo das pastagens e do solo, mas também que saibamos mostrar isso. Quando é feita uma feira como essa, é para conseguir ‘envelopar’ e mostrar tudo aquilo que já está sendo feito no campo”, ressaltou Leite.

O governador enfatizou, também, a importância da Expodireto neste momento de seca que o estado gaúcho enfrenta. “O nosso agro passa mais uma vez por dificuldades de uma estiagem, que indica não ser tão severa quanto o ano passado. Há expectativa de chuvas ao longo das próximas semanas que possam amenizar a situação neste momento importante da nossa safra de soja”, disse. “A Expodireto mostra a força do agro gaúcho e a resiliência e capacidade de passar por estes desafios”, finalizou.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA